Dicas de segurança

Faça o alinhamento e o balanceamento

Realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo é essencial para que os pneus e os componentes da suspensão tenham maior vida útil. O alinhamento é importante para a correção daquele problema de direção que ocorre quando o carro não consegue andar em linha reta, puxando sempre para um dos lados.
Já o balanceamento é feito no conjunto de rodas e pneus, tendo como objetivo evitar as trepidações do veículo em velocidades superiores a 60 km/h, reduzir o desgaste dos pneus, além de garantir a capacidade de frenagem e diminuição dos distúrbios de direção.

Programe o rodízio de pneus

No rodízio de pneus ocorre a troca da posição desses equipamentos de acordo com o modelo, tipo e tração do veículo. O rodízio é importante porque faz com que os pneus sejam desgastados de maneira uniforme. Essa manutenção assegura que cada pneu passe por todas as posições de montagem, garantindo assim o equilíbrio do uso.

Substitua o óleo de motor e os filtros

O óleo lubrificante de motor do seu automóvel deve ser substituído de acordo com as recomendações do fabricante ou a cada vez que ele estiver no nível inferior ao mínimo recomendado.

Essa substituição deve ser feita por um profissional especializado, pois, além dos procedimentos de troca, o óleo que serve para um modelo de carro pode não servir para os demais.
O filtro, que possui uma função similar ao de um coador de café, também deve ser substituído quando você trocar o óleo do veículo.

Verifique as pastilhas de freio

É recomendado fazer a revisão e a manutenção das pastilhas de freio do carro a cada 5 mil quilômetros. Elas são as responsáveis pela eficiência da frenagem do seu automóvel.
Um dos sinais mais claros para o motorista de que as pastilhas de freio estão desgastadas é um barulho bem agudo quando você aciona o freio do veículo.
Fique atento a isso, segurança em primeiro lugar!